A construção da fidelidade do cliente é o resultado de um investimento exigente na satisfação do mesmo. Ou, dito de outra forma, é fruto de uma construção de lealdade, o que significa que os departamentos de marketing têm de saber dominar as regras do jogo. Queremos apresentar-lhe cinco boas práticas que consideramos o vai ajudar a construir lealdade na sua base de clientes, fazendo a sua fidelização parte natural da sua relação.
Um esforço na qualidade
O melhor agente para construir a lealdade continua a ser a qualidade dos seus produtos. Seria absurdo gastar energia e recursos para convencer os seus clientes a voltar regularmente a comprar os seus produtos ou serviços se os mesmos não o satisfizerem! É por isso que a primeira boa prática para criar lealdade é optimizar a experiência dos seus clientes. Lembre-se que a primeira impressão é sempre a correta, especialmente quando é má!
Preste atenção ao tratamento para com o cliente, à selecção dos produtos e à forma como os mesmos estão expostos nas lojas. Estude o serviço que está a prestar, ouça os comentários e os pedidos dos seus clientes. Domine uma relação comercial omnicanal, tão fluida na loja como através do seu site. Construir lealdade é, acima de tudo, agradar os seus clientes!
Inovação constante
Desafiar-se constantemente a si próprio a encontrar algo novo é fundamental para construir lealdade. Surpreenda os seus clientes! Faça-os acreditar que há sempre algo a acontecer na sua marca. Certifique-se de que as pessoas procuram os seus produtos, antes de mais nada, pelo que transmitem. Já não está só a vender produtos, mas uma forma de estar próximo do contemporâneo.
Por exemplo: Especializa-se em flores? Leve os seus clientes por todo o mundo com uma nova planta exótica todos os meses!
A sua paixão é o mobiliário: apresente-os aos designers!
Tem uma grande cadeia alimentar: anime as prateleiras com as inovações dos seus parceiros!
Uma questão de construção de relações
A construção da lealdade começa com a primeira venda. O princípio é acolher cada um dos seus clientes na sua comunidade. Cada cliente que tenha comprado um produto ou serviço ao cliente assinou um contrato de arrendamento que a sua empresa tem a responsabilidade de manter vivo. Porque não dar conselhos sobre manutenção, conservação e utilização através de uma rede social? Um vídeo de aconselhamento mensal vai fidelizar naturalmente os clientes. Exemplo – se gerir uma livraria, fazer um círculo de leitura é a solução para manter os seus clientes fiéis, encantados por desfrutar de vários obras premiadas. Um boletim informativo aberto às críticas publicadas pelos seus clientes mais empenhados vai ligar todos estes entusiastas pela leitura!