Manter clientes fidelizados é um dos objetivos de qualquer empresa ou organização. E se juntarmos a esta necessidade, a de gerar a experimentação de novos produtos? Neste artigo explicamos porque é que as ofertas de Cashback são uma opção a considerar para o seu negócio e como podem atrair novos clientes.
O Cashback é uma estratégia cada vez mais utilizada para fidelizar clientes, aumentar o volume de negócios e diferenciar as marcas da concorrência, possível através de experimentação mais fácil de novos produtos. Muitas são as empresas que, têm adotado como estratégia oferecer recompensas de Cashback aos seus clientes para proporcionar experiências gratificantes. Não só é uma vantagem apelativa para os clientes como também ajuda as empresas a conseguirem aumentar as suas receitas.
O que é o Cashback?
O Cashback, na sua forma mais simples, é uma recompensa atribuída aos clientes por adquirirem determinado serviço ou produto. Por outras palavras, o Cashback é um desconto ou valor que é devolvido aos clientes pela compra ou por gastar uma certa quantia em certos itens.
O Cashback é uma recompensa dada a um consumidor por fazer uma compra e gastar dinheiro numa empresa ou produto específico. A recompensa pode ser na totalidade do produto ou serviço ou numa percentagem. O montante de Cashback oferecido pelas empresas varia, e em alguns casos, é possível ter ofertas diferentes em momentos distintos. Por exemplo, os clientes recebem pequenos incentivos de reembolso em cada compra, a fim de potenciar o seu regresso. Cada empresa pode escolher as percentagens que oferece e calendarizar as ofertas de acordo com a sua atividade.
Como funciona o Cashback?
O Cashback permite oferecer um incentivo financeiro aos compradores a fim de os encorajar a gastar mais dinheiro e fazê-los voltar. Este incentivo vem sob a forma de um valor que é devolvido aos clientes uma vez que tenham feito uma compra. O Cashback pode ser apresentado como uma percentagem do preço total da compra, ou como uma quantia fixa de dinheiro. O cliente compra o produto e acede posteriormente a uma página onde prova a sua participação, para que depois seja recompensado.
Quais são os benefícios das ofertas de Cashback para as empresas?
Assim, já sabemos o que é o Cashback , e como os consumidores o podem aproveitar. Ainda não abordámos a razão pela qual uma empresa deve optar por esta estratégia! Vejamos alguns dos principais benefícios para as empresas em oferecer o Cashback como um incentivo à compra.
- Incentiva à experimentação e fideliza
- Pode ser mais barato do que oferecer produtos/serviços
- Não tem de desvalorizar os seus produtos
1. Incentiva as compras regulares e fideliza
A teoria da reciprocidade já existe há algum tempo. A noção de que o ser humano vai querer oferecer algo em troca quando recebe algo é uma base para o marketing. O Cashback é apenas mais uma forma de recompensar os clientes que se mantêm e regressam. Quer recebam dinheiro em cada compra ou dinheiro extra quando visitam as empresas em determinados momentos, saber que serão recompensados por fazerem uma despesa é definitivamente um incentivo para visitar (e muitas vezes gastar mais). Se os clientes procuram um lugar para fazer uma grande compra, ter um incentivo de Cashback pode ajudá-los a escolher a sua empresa.
2. Pode ser mais barato do que oferecer produtos/serviços
Há muitas abordagens para oferecer recompensas, escolher a melhor forma de recompensar os seus clientes é mais importante do que nunca. Mas como escolher a abordagem certa a seguir? Oferecer um Cashback sobre o valor gasto (que será usado na compra dos seus produtos) é mais vantajoso do ponto de vista do negócio do que oferecer descontos diretos ou oferecer produtos. Desta forma, só recompensamos quem efetivamente participa, não existindo todos os problemas logísticos inerentes ao envio de produtos.
3. Não tem de desvalorizar os seus produtos
Uma estratégia que é transversal a quase todas as marcas tem sido sempre a de efetuar descontos nos produtos a fim de angariar novos clientes e fazê-los voltar a comprar. Em mercados competitivos, as marcas chegam ao ponto de efetuar descontos nos produtos sem sequer ganharem dinheiro com eles. Com as ofertas de Cashback , não é necessário fazer qualquer desconto. O Cashback é o incentivo. Em vez de oferecer 20% de desconto no seu produto, ofereça 10% de Cashback. As pessoas são muitas vezes mais influenciadas pelo Cashback porque estão “a receber” algo, em vez de apenas gastarem um pouco menos.
O Cashback é, por isso, uma vantagem competitiva para o seu negócio, permitindo aumentar as suas receitas sem desvalorizar ou descontar em produtos/serviços. Além de permitir aumentar o sucesso do negócio, garante que os seus clientes voltam para adquirirem mais produto, uma forma de mantê-los fidelizados com a sua marca e também de angariar novos clientes.