A procura de estratégias que permitam estimular o engagement com os consumidores nunca é um esforço desnecessário e qualquer empresa está consciente disto. Afinal, um consumidor “engaged” é aquele que mais facilmente se tornará leal a dada marca, e permite assim que esta alcance os seus objetivos. A gamificação é uma das várias estratégias que permitem alcançar um nível de engagement bastante elevado entre os consumidores e uma empresa. Neste artigo, apresentamos o conceito de gamificação que pode utilizar, e abordamos várias vertentes com ele relacionadas para que possa aplicá-lo e obter os resultados que deseja.
O que é a gamificação?
De forma simplificada, a gamificação consiste em adicionar mecanismos de jogo a diferentes ambientes, como a um website ou a uma comunidade online, de modo a estimular a participação e apelar às emoções dos envolvidos. Elementos comuns em jogos, como pontos ou distintivos são usados em contextos não lúdicos para melhorar o engagement dos consumidores e fazer com que a empresa em causa atinja os seus objetivos.
A gamificação permite motivar os participantes de um evento ou utilizadores de um website a interagir, a envolverem-se e a disfrutarem do mesmo. Desta forma, irão sentir-se satisfeitos com a experiência e as chances de voltarem aumentam significativamente. Portanto, trata-se de um win-win para o lado da empresa e dos consumidores.
Em que contextos deve aplicar a gamificação?
A gamificação possui a grande vantagem de poder ser aplicada a várias indústrias diferentes. Pode aplicar esta estratégia em formações ou em equipas de marketing, por exemplo, servindo muitas vezes para estimular a motivação dos funcionários e mantê-los interessados em alcançar os objetivos da entidade em causa.
Além disso, pode aplicar a gamificação em muitos outros ambientes, como em salas de aula, aumentando assim os níveis de participação dos alunos, em aplicações móveis, websites ou em eventos de marcas para estimular o engagement de todos. Independentemente do contexto em que se encontra, ao recorrer à gamificação poderá tornar uma atividade mais apelativa e recompensadora para quem nela participa. Consequentemente, o engagement dos participantes aumentará. Esta tendência será acompanhada por taxas de aquisição e retenção de clientes mais elevadas para a sua empresa.
Quais são os benefícios da gamificação?
A gamificação é uma excelente forma de tornar dado evento ou atividade mais apelativa para os consumidores e, consequentemente, lucrativa para a empresa em questão. Num contexto corporativo, esta estratégia permite contribuir para o aumento da retenção de clientes de uma empresa e estimula a lealdade dos mesmos. No que toca aos funcionários, estes conseguem criar uma conexão entre si e sentem-se motivados para alcançarem um propósito partilhado.
Noutros contextos, a gamificação permite aumentar o engagement dos consumidores num evento ou numa escola, por exemplo. Estes sentem-se assim mais motivados em participar e em partilharem as suas ideias, o que estimula a interação entre todos os envolvidos e, muitas vezes, a consequente partilha de conhecimento e de momentos de lazer. Além disso, a gamificação pode ser usada como um ice breaker, que permite quebrar alguma sensação de desconforto e tornar dado ambiente mais relaxado e menos intimidante. Para as marcas, a gamificação pode ser bastante útil já que permite educar os participantes quanto aos seus produtos/serviços e estimular a lealdade do consumidor.
No geral, esta estratégia permite aumentar o nível de satisfação de todos os participantes e estimular a troca de perspetivas e ideias, independentemente do contexto onde se encontra ou das pessoas que o rodeiam.
Como é que os jogos aumentam o engagement dos consumidores?
Até agora, já abordámos várias vezes a palavra “engagement”, mas afinal o que é que este termo realmente significa no contexto da gamificação? Em primeiro lugar, é importante salientar que esta estratégia consiste em aplicar mecanismos de jogos a um contexto não lúdico. Mas porquê? Tem de compreender a psicologia associada a esta estratégia.
Todos sabemos que os jogos podem ser viciantes. Passar um nível motiva automaticamente a avançar para o próximo, e o seguinte, e assim por diante.. Até alcançar recompensas ou estatutos no jogo em causa. De certa forma, queremos satisfazer a nossa necessidade constante de obter uma gratificação crescente, e tal é possível a partir de vários jogos. Muitas empresas tiram proveito desta característica humana e dirigem esforços para se aproveitarem da mesma. Várias entidades abordam a motivação extrínseca (quando fazemos algo pela recompensa externa que desejamos alcançar) e utilizam motivadores como sistemas de pontos, conquistas ou recompensas para manter os consumidores ‘presos’ à atividade ou evento em questão..
Desta forma, a gamificação concede aos consumidores uma sensação de conquista, estimulando emoções fortes, como felicidade e excitação, o que permite a criação de uma grande conexão entre todos os envolvidos. Quando os clientes se sentem satisfeitos com os produtos ou serviços de uma empresa, as chances de estes se tornarem leais à mesma aumentam significativamente.
3 técnicas eficazes para aplicar
Como já mencionámos, a gamificação aplica-se a diversos contextos para estimular a participação e interesse de todos os envolvidos.. De seguida, apresentamos algumas técnicas para aplicar esta estratégia eficientemente:
1. Dar recompensas ou incentivos aos participantes de eventos
Quando planear uma estratégia de gamificação, é importante compreender o que motiva o seu público-alvo, ou seja, os participantes. Identifique os interesses do seu público e ofereça recompensas pela participação do mesmo. Poderá dar giftcards ou subscrições gratuitas a certos serviços, por exemplo. Assim, a motivação das pessoas aumentará e o nível de engagement entre todas as partes será também estimulado. Poderá também exibir um quadro de liderança no espaço em questão para exibir os prémios oferecidos e atrair assim mais pessoas.
2. Organizar uma sessão de Q&A
As sessões de Q&A (perguntas e respostas) encorajam a partilha de conhecimento e a participação entre todos. Assim, conexões podem ser formadas e a aprendizagem pode ser estimulada. Deste modo, tendo em vista a gamificação, seria interessante organizar uma competição numa sessão de Q&A. Por exemplo, no caso de um evento virtual, antes do começo do mesmo, poderia pedir aos participantes para enviarem questões relevantes que poderão ser depois partilhadas pelo orador. Devem escolher a melhor questão, e a pessoa que a fez pode ganhar uma recompensa, como obter acesso VIP a outra sessão com oradores de interesse.
3. Utilizar barras de progresso em websites/aplicações
O LinkedIn serve como um ótimo exemplo para explicar esta técnica. A popular plataforma recorre à gamificação para motivar os visitantes a reforçarem o seu perfil. Através de barras de progresso, é possível ver o nível de engagement do utilizador no LinkedIn. Esta barra começa no zero, e evolve à medida que a pessoa partilha mais informações pessoais, como fotos suas, uma descrição, preferências, etc. Esta estratégia resulta porque os utilizadores passam a querer ver a barra completa para atingirem uma sensação de conclusão e conquista. Esta mesma estratégia pode ser aplicada em muitos outros contextos, daí a sua utilidade.
Assim, a gamificação consiste em estimular o engagement dos participantes e ajuda as empresas a alcançar os resultados desejados. Assim que as pessoas participam numa experiência de gamificação, estas aprendem a interagir com a sua empresa, com os seus produtos e com os seus serviços, e serão mais prováveis de voltar a procurá-lo no futuro. De modo a aplicar uma estratégia eficaz de gamificação, lembre-se de implementar os seguintes passos: defina um objetivo que os participantes poderão alcançar, demonstre o progresso dos mesmos e partilhe feedback quanto ao desempenho de todos!
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